Promoção a prevenção da “Gravidez na Adolescência”

Se preocupando com os índices de “Gravidez na Adolescência” a Prefeitura de Breu Branco, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, está engajada na campanha nacional de orientação sobre a “Gravidez na Adolescência”, é considerado que meninas entre 10 e 19 anos, estão incluídos nesse tipo de gestação.

Dentro dessa campanha a Prefeitura está realizando palestras nas Escolas do município e zona rural. Convidamos toda a população para participar na Praça da Bíblia nesse sábado, (16) a partir das 18:00 horas, acontecerá o “Dia D” de promoção a prevenção da “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA” com palestras, orientações e sorteio de duas bicicletas.

A “Gravidez na Adolescência” é apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém-nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.

A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas, na nossa região norte nascem por ano 81.427 bebês de mães adolescentes.

A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares, esses fatores contribuem para a perpetuação da pobreza, baixo nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à mãe como à criança.

Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até mesmo risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.

Prefeitura de Breu Branco.