ADESÃO DO PARÁ – 15 de Agosto

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Pará celebra uma data importante na sua história: os 196 anos da Adesão do Estado à Independência do Brasil. A ruptura com Portugal aconteceu em 1823, somente um ano depois de o Brasil se tornar independente.

Depois da adesão do Maranhão ao Império do Brasil, em julho de 1823, o Pará era o último Estado restante. Para conseguir a adesão, em 11 de agosto, o Almirante John Grenfell desembarcou aqui e, a mando de Pedro I, trouxe aos governantes do Estado um documento afirmando que havia uma esquadra em Salinas, pronta para bloquear o acesso ao porto da capital, isolando o Pará do resto do Brasil, caso o Estado não aceitasse a adesão.

Após uma assembleia no Palácio Lauro Sodré, a assinatura do documento, que oficializou a adesão, finalmente aconteceu no dia 15 de agosto. A ata da adesão do Pará à Independência está no Arquivo Público do Estado, no bairro do Comércio, que tem a função administrativa de guardar documentos que, com o passar do tempo, viram arquivos históricos. O manuseio da ata é feito com luvas, para preservar a integridade do documento secular.

A ata contém 107 assinaturas de autoridades da época, concordando com a separação de Portugal.